Conselho Tutelar e Prefeitura de Luzilândia realizam evento em alusão ao ‘Faça Bonito’

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente –CMDCA em parceria com a Prefeitura de Luzilândia e o Conselho Tutelar, realizou nesta quarta-feira, 18 de maio, um evento referente a campanha “Faça Bonito”. A ação é parte de uma mobilização que busca fortalecer o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento é fruto de parceria entre a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, CRAS, CMDCA e Conselho Tutelar.

Estiveram presentes várias autoridades municipais entre elas a prefeita Fernanda Marques, vereadores, secretários municipais, conselheiros, o padre Francisco, além de pedagogos e psicopedagogos e a sociedade civil. Cada profissional convidado deixou sua fala através de palestras sobre o tema, com orientações para as crianças e jovens. Ao final foi servido um lanche para todos que participaram da ação.

Serão desenvolvidas durante todo o mês, palestras nas escolas, rodas de conversas e outras iniciativas a fim de levar a informação sobre o importante tema a população em geral. O desenvolvimento das atividades envolve, além do CMDCA e Conselho Tutelar, a Prefeitura de Luzilândia por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social (CREAS, Articulação do Selo Unicef, Programa Criança Feliz e CRAS).

Campanha Faça Bonito 

A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O abuso sexual é caracterizado pela utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual. Portanto, estão previstos em lei e são considerados como abuso: toque, beijos, carícia e aliciamento, além da penetração forçada.

 

PORTAL DA TRANSPARENCIA

INFORMAÇÕES COVID-19

PROCESSOS

SERVIDORES

OUVIDORIA

LICITAÇÃO

NOTA FISCAL

PORTAL DO ALUNO

DIARIAS

CONTRATO

RECEITAS

DESPESAS

Receba as nossas atualizações por email.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support