Nos últimos dias Luzilândia vem registrando aumento na incidência de queimadas tanto na zona rural, quanto na área urbana da cidade. A utilização de fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo, infelizmente, são práticas ainda comuns. Além dos danos causados ao meio ambiente, as queimadas impactam a saúde da população, pois agravam os problemas respiratórios e, consequentemente, pioram doenças do sistema respiratório, como a Covid-19 e a Influenza.
Por conta do “B-R-O-Bró”, meses em que o calor se intensifica. A expressão se dá por esse período mais quente ser nos meses com a nomenclatura finalizada em “bro”: setembro, outubro, novembro e dezembro, período propicio para as queimadas. A prefeitura de Luzilândia, através da secretária de Meio Ambiente em parceria com a secretaria de Educação fazem um alerta e ressaltam que queimadas para limpeza de terreno, preparo do solo, ou para se livrar de entulhos é crime e podem causar grandes problemas e que por isso é fundamental o apoio da população.
A proibição vale para qualquer que seja a queimada, seja incineração de lixo, detritos, entre outros objetos e demais produtos. Precisamos nos conscientizar, pois muitos moradores foram acometidos por esse vírus cruel que ataca, principalmente, a parte respiratória. É preciso que toda população ajude a combater a realização de queimadas e os transtornos que elas causam à saúde dos moradores e ao meio ambiente.
Queimadas, apague essa ideia!