Prefeitura de Luzilândia inaugura praça ecológica no Assentamento Palmares

O Assentamento Palmares, em Luzilândia, comunidade criada a partir do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, inaugurou neste domingo (03) sua Praça Ecológica com o apoio da Prefeitura Municipal.  O projeto idealizado pelos assentados faz parte do Plano Nacional de Plantio de Árvores e Produção de Alimentos Saudáveis do MST, que deve ser executado em 10 anos e visa o plantio de 100 milhões de árvores em todo o País, além da construção de uma consciência ambiental nas comunidades.

O evento reuniu moradores do Assentamento Palmares, lideranças políticas, a gestão municipal e a população de Luzilândia para a entrega da I Praça Ecológica do município. A Praça foi idealizada pelos moradores e tem em sua estrutura materiais reciclados como pneus, troncos e outros objetos recolhidos pela comunidade, que com o apoio da gestão municipal conseguiram transformar o local em um espaço de lazer e símbolo ecológico.

“Conversamos com a prefeita Fernanda Marques sobre a possibilidade de construir a Praça, e ela topou o desafio. Ela então mobiliou toda equipe dela e eles tiveram um olhar bem presente. Tivemos um empenho bastante importante da Secretária Alcionete e sua equipe, do Secretário Cristóvão que nos deu bastante suporte e junto com o empenho da comunidade que se mobilizou para recolher muitos dos materiais recicláveis, construímos nossa praça ecológica”, explica Ildener Pereira, líder comunitária.

Para a ornamentação da Praça Ecológica foram feitos mutirões e várias pessoas da comunidade trabalharam de forma voluntária para que ela ficasse pronta para sua inauguração. Pneus foram recolhidos de oficinas e do lixão da cidade e pintados pelos voluntários, plantas nativas foram doadas pelos moradores, assim como as pinturas que trazendo os elementos da natureza. “Para nós do assentamento a praça é uma importante conquista, porque ela não é somente um local de lazer, ela representa aquilo que defendemos, que é a natureza, a vida, a terra, que representa esse ventre onde sai todas as vidas”, explica.

“Entregamos mais um grande presente para Luzilândia dentro das comemorações de aniversário da cidade. O novo espaço público priorizou a sustentabilidade, eficiência energética e a acessibilidade, construída com bancos em madeira reciclada, pneus reutilizados, mudas de árvores nativas e frutíferas e playground montado exclusivamente com peças ecológicas de eucalipto. A nova área de lazer homenageamos um dos primeiros moradores do assentamento ‘Máximo Pereira do Nascimento’ que muito contribui com o desenvolvimento e implantação da comunidade”. Destacou a prefeita Fernanda em sua rede social.

Com informações do Clica Luzilândia