Prefeitura de Luzilândia incentiva produção de farinha no município

A Prefeitura de Luzilândia, através da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento tem incentivado a produção de farinha no município. Visando melhorar a produção de farinha, e ofertar uma farinha de melhor qualidade a secretaria de Agricultura ofertou um curso para os produtores.

Foto: Ricardo Vale

Na tarde desta segunda feira (27/09), o secretário de Agricultura Cristóvão Rodrigues, esteve visitando a casa de farinha no Assentamento Olho D’água Cercado, o local através do apoio e incentivo da prefeitura de Luzilândia, hoje é um dos maiores produtores da região.

O Secretario, Cristóvão Rodrigues, destacou o apoio que tem recebido da administração da Prefeita Fernanda, que junto com os produtores da comunidade reativaram o empreendimento Casa de Farinha, que estava desativado há alguns anos. “A senhora prefeita Fernanda Marques ao tomar conhecimento dessa casa de farinha nos pediu que fizéssemos um levantamento de como a casa de farinha voltaria a funcionar e hoje, com o apoio da prefeitura de Luzilândia, através da secretaria de agricultura a casa de farinha foi reativada e a produção voltou a funcionar, o manejo da mão de obra está a todo vapor”. Disse o secretário.

Raimunda Nonata Liarte antiga produtora de farinha comenta que antes do curso a farinha não tinha venda, pois segundo ela não tinha preço e não tinha comprador. “Procurei fazer um curso, procurei a secretaria de Agricultura, agora com o curso estamos fazendo uma farinha de qualidade para fornecer ao município, até o preço aumentou estou muito feliz, quero agradecer ao secretario Cristóvão e a prefeita Fernanda que estão dando total apoio pra essa farinhada”. Destaca Raimunda.

Para Francisco Pereira da Silva (Chico Bilé), presidente da associação de moradores a produção hoje pode ser comparada a uma indústria de farinha. “Antes a nossa maior dificuldade era o incentivo, não tínhamos mercado pra vender a farinha, ficava difícil por isso, aqui produzimos uma farinha de qualidade, na região só tem aqui, agora com o incentivo da prefeita deu uma melhorada pra gente vender o produto, hoje temos como produzir na safra uma faixa de quatro a cinco mil quilos de farinha, juntando todos os produtores da região, também produzimos goma, assim como outras casas de farinha. Pra nós produtores é um incentivo muito grande, se a prefeitura junto com a secretaria de agricultura está comprando a farinha, então é melhoria de vida pra nós produtor que somos aqui do município de Luzilândia”.

Cristóvão comenta que a secretaria disponibiliza os transportes para trazer a produção das regiões vizinhas para fabricar na casa de farinha e assim aumentar a qualidade da produção da farinha da região. “São maneiras que o município tem para alavancar e valorizar o homem do campo, sempre buscando alternativas e parcerias com apoio do poder Público Executivo, gerando emprego e renda para as famílias das comunidades, dar um ganho maior na renda das famílias por conta de agregar valor ao produto”.

PORTAL DA TRANSPARENCIA

INFORMAÇÕES COVID-19

PROCESSOS

SERVIDORES

OUVIDORIA

LICITAÇÃO

NOTA FISCAL

PORTAL DO ALUNO

DIARIAS

CONTRATO

RECEITAS

DESPESAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support