Prefeitura de Luzilândia realiza solenidade de posse do Conselho Municipal de Juventude

Na noite desta quinta-feira (19/08), foi realizada no Complexo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a cerimonia de lançamento e posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude e Políticas Públicas de Combate às Drogas. Luzilândia é a terceira cidade do Estado do Piauí a criar um conselho voltado para a discussão de Políticas Públicas para os Jovens, as outras duas cidades são a capital Teresina e Parnaíba.

Além da posse dos membros do Conselho, o público presente prestigiou algumas manifestações culturais como a Dança Magia Luzitana, Boi Mangangá do Assentamento Palmares e uma peça teatral com jovens da Igreja Adventista. Com teor religioso, trazendo Cristo como opção de salvação para os perigos das Drogas, a peça emocionou os presentes.

Integrado por 12 membros titulares e 12 suplentes, sendo os titulares 06 jovens representantes da sociedade civil e 06 do Poder Público Municipal, o Conselho terá o objetivo de propor, deliberar, contribuir na normatização, acompanhar e fiscalizar políticas relativas aos direitos da juventude, Os mandatos para as funções – que são consideradas “serviço público relevante, vedada, porém, sua remuneração a qualquer título” – serão de dois anos, permitidas reconduções.

No evento estiveram presentes, a deputada Estadual Janaínna Marques, a prefeita Fernanda Marques, o vice-prefeito Oliveirinha, a vereadora Léia Monteiro representando o legislativo municipal, secretário municipais, o coordenador Estadual da Juventude Vicente Gomes, o presidente do Conselho Estadual da Juventude Venicio Moura, a Coordenadora Estadual da CENDROGAS Cida Santiago.

A prefeita Fernanda Marques, assinou os projetos de lei que cria o fundo municipal de juventude, convoca a Conferencia Municipal da Juventude e cria o primeiro Conselho Municipal da Juventude e Combate as Drogas (COMJOVEM) da cidade. O órgão será o primeiro passo para a criação da Secretaria da Juventude ano que vem, o mesmo tem caráter paritário, consultivo e de deliberação colegiada sobre as políticas públicas voltadas à juventude luzilandense.

Para a prefeita Fernanda a criação do conselho é um marco para a cidade e para a gestão. “A posse dos novos membros do Conselho da Juventude e de Políticas de Combate às Drogas, renova a importante e necessária missão de qualquer cidade: construir caminhos de esperança e educação para juventude. Ao lado do Conselho, vamos discutir e debater os desafios, pensar as intervenções de ordem pública e claro, garantir a cada jovem de Luzilândia um futuro do tamanho dos nossos talentos e da nossa força. Comentou a gestora.

O vice-prefeito Oliveirinha destacou a importância do conselho. “Tal iniciativa representa um passo a mais na inclusão do jovem na gestão do nosso município. Luzilândia é a terceira cidade do estado a ter um conselho municipal de juventude”.

Dentre outras competências do novo conselho estão: formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude; fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil; e assessorar o Poder Executivo local na elaboração dos planos, programas, projetos, ações e proposta orçamentária das políticas públicas de juventude.

PORTAL DA TRANSPARENCIA

INFORMAÇÕES COVID-19

PROCESSOS

SERVIDORES

OUVIDORIA

LICITAÇÃO

NOTA FISCAL

PORTAL DO ALUNO

DIARIAS

CONTRATO

RECEITAS

DESPESAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support