Na manhã deste sábado (02/10), a Prefeitura de Luzilândia em parceria com a Colônia de Pescadores Z-12 promoveram uma degustação de peixes aberta ao público, a mesma foi realizada no mercado público municipal. Várias autoridades estiveram presentes, entre elas a prefeita Fernanda Marques, o vice-prefeito Oliveirinha, vereadores, secretários municipais, o presidente da Colônia Z-12 Domingos Monteiro, além do secretário de Agricultura Pesca e Abastecimento Cristóvão Rodrigues.
No churrasco, foram ofertadas mais de meia tonelada de peixes, com o objetivo de mostrar à população, que os produtos vendidos no local são saudáveis e não há qualquer relação com peixes contaminados com a Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta. A doença registrada em peixes e crustáceos acabou deixando a população preocupada, com receio de consumir o pescado, mesmo não havendo casos registrados no Piauí, conforme informa a Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI.
Na ação, os organizadores ofereceram degustação com vários tipos de peixes e aproveitaram para orientar consumidores e a população em geral, que fizeram fila para provar os alimentos. Ana Rafaela estudante do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba esteve no local e contou que desde quando começou a circular nos meios de comunicação e redes sociais sobre a doença o consumo do pescado diminuiu bastante, prejudicando as vendas.
“Venho trazendo com base cientifica e pesquisas que de acordo com base e estudos não existe nenhum caso, nenhum indicio da doença no Piauí, então não há motivo para o consumo e comercialização do peixes, o importante é você saber a procedência do alimento e as maneiras como ele é acondicionado”. Destacou Ana.