Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal garante segurança de alunos em Luzilândia

Certificada e tendo o apoio da prefeitura de Luzilândia, o Grupamento da Ronda Escolar, que faz parte das competências específicas da Guarda Civil Municipal, vem atuando diariamente na segurança de escolas e creches do município, protegendo não somente o patrimônio público, mas também a comunidade escolar.

Para o secretário de segurança Carlos Alberto Castelo Branco, a atuação da ronda passou a ser imprescindível nas escolas municipais devido ao trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Civil Municipal, gestão escolar, servidores, estudantes e famílias, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “A Ronda de Proteção Escolar veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades, zelando por uma cultura de paz. Hoje ela é um braço de proteção comunitária de extrema importância para toda a comunidade escolar municipal”, comentou. 

O trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município, também é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas e outros órgãos municipais.

Dependendo do evento são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, de acordo com as necessidades. A Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal conta diariamente com uma estrutura composta por um agrupamento de guardas municipais, que executam o patrulhamento preventivo. Os diretores das escolas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências. 

Ainda de acordo com o secretário Carlos Alberto, o agrupamento atua diariamente fazendo a ronda escolar e nos prédios públicos. “Desde o inicio do governo está sendo feito esse trabalho de ronda escolar, o mesmo da maior segurança para os alunos, visa coibir más intenções nas imediações, como roubo de celulares não só nas escolas, postos de saúde e em todos os prédios públicos”, afirmou.

ASCOM

PORTAL DA TRANSPARENCIA

INFORMAÇÕES COVID-19

PROCESSOS

SERVIDORES

OUVIDORIA

LICITAÇÃO

NOTA FISCAL

PORTAL DO ALUNO

DIARIAS

CONTRATO

RECEITAS

DESPESAS

Receba as nossas atualizações por email.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support