Uma boa gestão escolar é muito mais do que simplesmente garantir um ensino de qualidade. Significa promover transformações em diversos setores da sociedade, com responsabilidade, eficiência e qualidade. A avaliação da gestão escolar deve estar ligada às atividades realizadas pela escola e às condições que ela oferece aos alunos e aos públicos que atinge. Visando a melhoria da qualidade do sistema municipal de ensino em Luzilândia, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED está realizando uma avaliação da equipe gestora das escolas da rede municipal.
Durante o processo, os gestores são avaliados pelos pais, professores e no caso da Eja pelos alunos já que são maiores de idade. O diretor também faz uma auto avaliação. A secretária de Educação Laiana Fenelon, explica que a avaliação faz parte da gestão democrática e participativa e que tem como objetivo analisar como o gestor está sendo visto pela comunidade escolar, se suas ações, projetos, liderança estão satisfatórios ou não.
“Com os resultados buscaremos melhorar a gestão escolar e consequentemente a educação municipal. Como os gestores são indicados, é interessante ouvir se eles estão exercendo sua função da forma correta ou não. Durante esse ano eles participaram de diversas formações para gestores e agora é o momento da avaliação da comunidade escolar”, explicou a secretária.
A secretária destaca ainda que os resultados da avaliação serão divulgados posteriormente e que o intuito não é prejudicar o gestor, mas verificar as falhas e melhora-las através das formações. “Essa avaliação é aplicada por técnicos da semed que antes de iniciar fazem uma reunião com os presentes e explica toda a importância dela no processo democrático. É a primeira vez que nosso município tem essa avaliação nas escolas municipais, é a gestão democrática e participativa acontecendo”, disse.
Para a prefeita Fernanda Marques a avaliação é importante, “essa é a primeira vez que nas escolas municipais a comunidade escolar é chamada para elogiar, opinar, criticar a forma de gerir, o objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania, é uma gestão democrática e participativa, onde todos são ouvidos e participam do processo”, destacou.
ASCOM